Aprenda a como usar o whatsapp web

Disponível desde 2015, o WhatsApp Web é a versão para computadores do maior mensageiro instantâneo do mercado, o WhatsApp, que completou 10 anos em fevereiro. Mais de 1,5 bilhão de pessoas utilizam a aplicação mundo afora. A versão de acesso pelo navegador é muito útil, pois você pode manter a comunicação com seus contatos sem ter que ficar necessariamente no celular. Outro detalhe é que você não precisa instalar um aplicativo em seu computador, como acontece com a versão móvel do serviço nos smarthones, basta acessar o site, fazer a integração e começar a utilizar os recursos disponíveis.

Neste tutorial lhe mostraremos todos os recursos disponíveis nessa versão para computadores do WhatsApp. Vamos nessa!

Como acessar o WhatsApp Web?

A primeira coisa a se fazer é acessar o link correspondente – web.whatsapp.com. Para que o acesso seja concebido você terá que habilitar um pareamento entre o seu aparelho celular ou tablet em que o WhatsApp está devidamente ativo e logado com seu número de telefone.

Para realizar este procedimento a primeira coisa você precisa é abrir o WhatsApp no seu smartphone e clicar na opção menu – simbolizada por três pontinhos enfileirados na vertical, caso seu aparelho seja Android, ou no símbolo de uma engrenagem caso você esteja utilizando o iOS, sistema operacional do iPhone e iPad.

Em seguida escolha a opção WhatsApp Web. Agora iremos precisar escanear um código QR que está está sendo exibido na página do link do WhatsApp Web. Esse código é o responsável por fazer o pareamento que estamos buscando. Caso você esteja na página de scanner do código QR em seu aparelho irá notar que há uma espécie de alvo quadrado. Aponte este alvo para o QR code gerado na página do WhatsApp Web em seu navegador.

Pronto,em poucos segundos a tela do WhatsApp Web irá mudar, começará a ser exibido uma versão ampliada de suas conversas ativas naquele momento, com a possibilidade de iniciar novas conversas com outros contatos.

A lista de contatos mais recentes em relação às conversas ativas será exibida na parte esquerda da tela, enquanto na direita você tem a tela do chat, para o envio de mensagens em texto e elementos multimídia, como fotos e vídeos, arquivos, entre outras coisas. É importante frisar que o uso do WhatsApp Web depende diretamente smartphone.

Caso seu aparelho fique sem conexão, por exemplo, a integração com a versão web será cessada, não será mais possível ter acesso as novas mensagens que seus contatos estão enviando naquele momento. Há rumores de que o WhatsApp Web funcionará sem esse vínculo contínuo com o smartphone. No entanto, até o fechamento desta matéria, ainda não foi liberado.

Ao retornar para a sessão WhatsApp Web no seu celular você irá notar que no lugar do scanner inicial está sendo informado que a aplicação está logada em tal navegador. É possível ter mais de uma sessão ativa ao mesmo tempo. Para isto clique sobre o ícone do + na parte superior da tela.  Por essa tela também é possível fechar as sessões ativas, de forma individual (clicando sobre a correspondente) ou todas de uma vez (clicando em sair de todas as sessões).

whatsapp web como usar

Há também outras limitações. No WhatsApp Web você não tem acesso a todos os recursos oferecidos na versão móvel. Exemplo. Não é possível postar um status – aquele conteúdo que é automaticamente deletado após 24 horas. O aplicativo oferece apenas a possibilidade de visualizar os status postados por seus contatos. Também não é possível solicitar o backup das conversas, alterar parâmetros de privacidade, (como desabilitar a confirmação de leitura ou o visto por último), restringir o uso de dados, ter acesso ao seu banco de figurinhas salvas na versão no WhatsApp para celular, chamada de voz (apenas o envio de áudios está disponível no momento), entre outras coisas.

Mas, no geral, o usuário tem uma experiência satisfatória com a versão web do navegador. Em certos casos a comunicação pode ser até mais fluida, já que as mensagens estarão sendo digitadas em um teclado de computador, o que facilita o envio de mensagens mais longas.

Acessando os principais recursos

Na tela do WhatsApp Web você encontrará os seguintes botões:

Na parte esquerda da tela, logo acima da lista de contatos ativos no momento, estão disponíveis os botões que dar acesso aos status de seus contatos, iniciar uma nova conversa e o menu – usado para a criação de novos grupos, acesso ao perfil, sair do WhatsApp Web, entre outras possibilidades.

Na direita, ainda na parte superior da tela, você tem o botão para iniciar uma busca de determinado mensagem dentro de uma conversa específica, o de anexar arquivo e um segundo menu, com opções diferentes do primeiro (silenciar mensagens, limpar mensagens, apagar conversa, sair do grupo etc).

Na parte inferior da tela também estão disponíveis botões, separados pela caixa de mensagem. O primeiro deles, simbolizado por um emoji de sorriso, permite que você adicione emoji, gifs e figurinhas às conversas. Já o outro botão, no canto direito, é o responsável pelo envio de áudios, caso você opte por habilitar o microfone.

Duilio Luz